Extintores de Low Frequency Sound (Som de Baixa frequência)

06/14/2017 - 19:49

 Entintores baixa frequencia sonora

Leu bem. Som que apaga fogos. Existe um novo tipo de extintor, pensado e produzido nos Estados Unidos da América, que usa ondas sonoras para apagar incêndios. Sem recurso a químicos ou a líquidos, esta invenção, de dois estudantes de engenharia, permite um método não destrutivo de controlo de fogo, que pode ser utilizado no combate a incêndios de pequenas dimensões. O princípio é simples: as ondas mecânicas de pressão causam vibrações e essas alterações, ondas sonoras, têm potencial suficiente para manipular tanto o material em combustão, como o oxigénio que o rodeia. Se estas ondas são capazes de separar os dois, nesse caso o fogo, deprovido de oxigénio, apagar-se-á. Tran e Robertson exploraram o impacto de diferentes frequências de som em pequenos incêndios. Enquanto as mais altas tiveram pouco efeito, os investigadores descobriram que as mais baixas frequências de graves, entre 30 e 60 Hz, produziam exactamente o efeito de extinção desejado.

 

Extintor de som de baixa frequência 

 

O extintor criado por esta dupla é um dispositivo portátil de pouco mais de nove quilogramas, alimentado pela corrente elétrica e com capacidade para apagar rapidamente pequenos fogos. Com uma patente provisória, os investigadores projetam agora um extintor que possa ter aplicação comercial, uma vez que a versão atual foi prevista para uso de incêndios caseiros. Um dos grandes objetivos da investigação é aplicar a utilização deste extintor ao espaço, onde os agentes extintores tradicionais dificilmente combatem os fogos que se originam. No entanto, as ondas sonoras não precisam de gravidade, por isso esta seria uma alternativa viável.

 

Ainda em estudo, a hipótese de esta tecnologia poder vir a ser aplicada em grandes incêndios, florestais ou chamas urbanas, como auxílio e reforço de segurança para a protecção civil.