Festivais de Outono '20

Festivais de Outono '20
10/30/2020 to 11/06/2020

Beethoven e Amália marcam Festivais de Outono 2020

“Ainda que, estilisticamente, não se possa traçar uma linhagem comum a estes dois músicos, a influência social e humana que ambos têm, ainda nos dias de hoje, é inegável”, explica Pedro Rodrigues, diretor artístico dos Festivais de Outono, referindo-se a Beethoven e Amália. O ciclo promovido pela Universidade de Aveiro (UA) estende-se de 30 de outubro a 26 de novembro e assinala, respetivamente, os 250 e 100 anos de um e de outra, figuras maiores da música. A segurança de todos está garantida.

Assim, os Festivais de Outono de 2020 têm, para o diretor artístico e professor do Departamento de Comunicação e Arte da UA, um significado especial. O significado especial advém, portanto, entre outros aspetos, pelo assinalar dos 250 anos do nascimento de Beethoven e os 100 do nascimento de Amália.

Do grande compositor alemão ouvir-se-ão sinfonias e sonatas em quatro momentos. No Concerto de Abertura, dia 30 de outubro, às 21h30, no auditório Renato Araújo, Reitoria da UA, em dois momentos do ciclo Beethoven constituídos por sonatas – 7 de novembro, às 21h30 (auditório Renato Araújo), e no dia seguinte, às 17h00 (Centro Cultural de Ílhavo) - e no Concerto de Encerramento, a 26 de novembro, pelas 21h30, como habitualmente, no Teatro Aveirense.

A Homenagem a Amália está agendada para 13 de novembro, às 21h30, no auditório Renato Araújo, Reitoria da UA, pelo fadista Miguel Xavier, uma das vozes talentosas da nova geração de fadistas, elogiado por Ricardo Pais e Camané vencedor do Concurso de Fado de Lordelo do Ouro.

 

PROGRAMAÇÃO

30 OUT
CONCERTO DE ABERTURA
Orquestra Filarmonia das Beiras
Eliot Lawson, Violino
Leandro Alves, Maestro
21h30 > Auditório Renato Araújo, Universidade de Aveiro

 

06 NOV
CÍRCULO
Rita Maria, Luís Figueiredo e Mário Franco
21h30 > CAA - Centro de Artes de Águeda

 

07 NOV
CICLO BEETHOVEN - SONATAS PARA PIANO
João Casimiro Almeida
21h30 > Auditório Renato Araújo, Universidade de Aveiro

 

08 NOV
CICLO BEETHOVEN - SONATAS PARA VIOLINO E PIANO
André Fonseca e Nuno Caçote
17h00 > CCI - Casa da Cultura de Ílhavo

 

12 NOV
(...) DO FERRO AO BRONZE (...)
Magnet Duo
Nuno Aroso e Mário Teixeira
21h30 > Auditório Renato Araújo, Universidade de Aveiro

 

13 NOV
HOMENAGEM A AMÁLIA RODRIGUES
Miguel Xavier
21h30 > Auditório Renato Araújo, Universidade de Aveiro

 

14 NOV
TRÊS NASCIMENTOS: CLOTILDE ROSA, JORGE PEIXINHO E GMCL
GMCL - Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Luís Carvalho, Maestro
21h30 > Auditório Renato Araújo, Universidade de Aveiro

 

19 NOV
PALUÍ, ESTÁ AQUI?
HISTÓRIAS SONORAS PARA CANTOS INTERIORES
Helena Caspurro, Direção
17h30 > Sessão online

 

20 NOV
FLUTUAÇÕES
FlutUA - Orquestra de Flautas da Universidade de Aveiro
Jorge Salgado Correia, Maestro
21h30 > Biblioteca Municipal Ferreira de Castro - Oliveira de Azeméis

 

26 NOV
CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro em colaboração com a Orquestra Filarmonia das Beiras
Nuno Soares, Violino
Luís Carvalho, Maestro
21h30 > Teatro Aveirense

 

As atividades previstas no programa serão transmitidas em streaming, tendo em conta as condicionantes impostas pela Direção Geral de Saúde e a consequente menor lotação dos espaços. “Todos os concertos serão realizados em espaços que permitirão salvaguardar as normas de distanciamento e, simultaneamente, salvaguardar a integridade de todos os intervenientes: músicos, técnicos e público. Uma vez que a lotação das salas será menor, também iremos transmitir todos os concertos e outros eventos via streaming para que possamos alcançar um maior número de pessoas”, garante o diretor artístico.

Em todos os casos é necessária a reserva para assistir a cada concerto. Para saber como reservar o seu bilhete, consulte o local correspondente (mais informações sobre os ingressos). Caso já não consiga reservar um lugar, poderá em alternativa assistir à sua emissão em direto. O acesso a todos os concertos é gratuito, exceto no concerto de encerramento que decorre no Teatro Aveirense.

Assinaladas as particularidades que fazem deste um programa tão peculiar… Então, “contemplemos!”, desafia o diretor artístico dos Festivais de Outono 2020.

 

30 Outubro a 26 de Novembro
Águeda, Aveiro, Ílhavo e Oliveira de Azeméis