Rota das Padeiras

Rota das Padeiras
03/28/2019 to 03/31/2019

Mistura-se a farinha, o sal, o fermento e a água. Amassa-se muito bem e deixa-se a levedar. Depois é preciso dar abas e tender. Por fim, leva-se ao forno a lenha, bem quente e, pouco depois, estão prontas a... devorar.

A receita das afamadas Padas de Vale de Ílhavo não se aprende em meia dúzia de linhas, mas as “especialistas” dão uma ajuda: de 28 a 31 de março, a Rota das Padeiras regressa a Vale de Ílhavo. Na base da confeção deste pão há um contexto muito particular, que o torna tão único e tão precioso.

A farinha de trigo não refinada, proveniente das moagens tradicionais de Vale de Ílhavo, a lenha de pinho, a temperatura do forno e, claro, as carismáticas padeiras de Vale de Ílhavo, que continuam a cozer o pão conforme lhes ensinaram as mães e as avós. Durante quatro dias, a Câmara Municipal de Ílhavo e a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas” arregaçam as mangas e reforçam o empenho em fazer perdurar a tradição.

Os primeiros dois dias são dedicados ao público escolar e sénior; sábado e domingo, Sede da ACR “Os Baldas” o pão “é para todos”.

 

Programa:

Venda de pão / Degustações / Contos do Pão / "Agostinho e Felicidade" / Exposição Ciclo de Pão e Cardadores de Vale de Ílhavo / Estátuas Vivas / Seviço de Bar pel'Os Baldas

Dias 28 e 29 - Serviço Educativo Escolar e Sénior, respetivamente

Dias 30 e 31 (sábado e domingo) durante a tarde na sede da A.C.R. Os Baldas

 

Desdobrável do Programa »

28 a 31 Março 2019
Ílhavo