Boas Festas em Aveiro

12/01/2019 to 01/13/2020

Desfile em Barcos Moliceiro, inauguração da Árvore de Natal e “O Natal acontece em Aveiro” entre os destaques.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta pelo 6.º ano consecutivo, o programa “Boas Festas em Aveiro” que de modo singular em termos nacionais, visa assinalar o Natal, a Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho de Aveiro. O evento começa dia 1 de dezembro e prolonga-se até ao dia 13 de janeiro, tradicionalmente conhecida como “a segunda-feira de São Gonçalinho”.

 

A abertura do parque de Natal mais divertido de Aveiro "O Natal acontece em Aveiro" com roda gigante, pista de gelo, carrossel francês e a magia do Natal no Cai da Fonte Nova a partira das 14h00.

A abertura do “Boas Festas em Aveiro” terá então lugar este domingo, com início pelas 17h00, no Canal Central com o desfile único de Pais Natal em Barco Moliceiro. A primeira paragem desta regata acontecerá na Ponte Praça, para a ligação da iluminação decorativa de Natal de toda a Cidade. O desfile continuará para o Cais da Fonte Nova com a performance a bordo “Maresia”, por Claudio Hochman, contando com a participação comunitária de diversos grupos de Teatro de Aveiro.

A inauguração da Árvore de Natal mais alta de Portugal, outro dos pontos altos do dia, deverá acontecer pelas 18h15, logo após a chegada de todos os barcos moliceiros à Fonte Nova.

A CMA convida toda a população a participar neste momento tão especial, e a trazerem vestido um gorro de Pai Natal, quer seja embarcando num dos moliceiros disponíveis para o efeito nos Cais do Canal Central, ou fazendo o acompanhamento do cortejo pelas margens dos Canais Urbanos, até ao Cais da Fonte Nova.

Ainda no dia 1 terá início o “Xmas Club Aveiro” no Largo do Mercado Manuel Firmino. Trata-se de um projeto inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva. O “Coreto Xmas Club” serve já como famoso meeting point dos aveirenses durante as semanas de Natal.

1 Dezembro 2019 | a patir das 14h00
Canal Central e Cais da Fonte Nova