
O Restaurante Marinhas, situado no coração da cidade de Aveiro, foi distinguido como a Melhor Tasca de Portugal na mais recente edição do concurso Tascando, uma iniciativa que celebra a autenticidade, a tradição e os sabores da gastronomia popular portuguesa.
Entre os 120 estabelecimentos participantes de todo o país, o espaço aveirense destacou-se pela excelência da sua proposta gastronómica, conquistando a pontuação mais elevada atribuída pelo júri especializado. O prato que levou o restaurante ao topo da classificação foi o saboroso arroz de polvo com camarão, uma especialidade que conquistou os avaliadores pela qualidade dos ingredientes, confeção e respeito pelos sabores tradicionais.

Localizado na Rua Cavalaria 5, em Aveiro, o Marinhas é já uma referência gastronómica na região. Ao longo dos anos, tem apostado na valorização da cozinha portuguesa, mantendo vivas receitas típicas e ingredientes ligados à tradição local. Em 2023, a sua caldeirada de enguias já tinha merecido elogios do chef Leopoldo Calhau, reforçando o reconhecimento do restaurante junto dos apreciadores da boa mesa.
Para além da avaliação do prato a concurso, os jurados tiveram em consideração critérios como a qualidade do atendimento, a higiene do espaço e o serviço prestado aos clientes. Após visitas aos restaurantes participantes em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro, o Marinhas foi o grande vencedor nacional.
Na edição deste ano, foram também distinguidos a Taberna Manuel da Gorda, em Lisboa, a Adega Regional da Areosa, no Porto, e o restaurante São Brás, em Braga, vencedores das respetivas cidades.
Esta distinção representa um importante reconhecimento para o Restaurante Marinhas e para a gastronomia aveirense, destacando o papel das tascas tradicionais na preservação da identidade culinária portuguesa e na promoção dos sabores que continuam a conquistar gerações.
Marisqueira | Peixe Fresco Grelhados | Caldeirada de Enguias | Ensopada de Peixe | Bacalhau à Chefe | Bacalhau com Brôa | Cataplana de Marisco | Arroz de Gambas | Bifeà Marinhas | Massada de Tamboril | Sapateira Recheada | Mariscos Diversos
Águeda | Albergaria-a-Velha | Anadia | Arouca | Aveiro | Castelo de Paiva | Espinho | Estarreja | Ílhavo | Mealhada | Murtosa | Oliveira de Azeméis | Oliveira do Bairro | Ovar | Santa Maria da Feira | São João da Madeira | Sever do Vouga | Vagos | Vale de Cambra








