Virgílio dos Leitões em Anadia: leitão à Bairrada desde 1945

Avenida Cidade de Aveiro, 157 (EN1)
3780-623
Anadia
Telefone231 51 29 60(Chamada para a rede fixa nacional)
Telemóvel965 63 85 28(Chamada para rede móvel nacional)
Terça, 3 de Novembro 2026

Restaurante Virgílio dos Leitões — a servir o tradicional leitão da Bairrada desde 1945, em Anadia. Gastronomia típica, take-away, snack-bar, eventos e dormidas. Casa com mais de 80 anos, passando de geração em geração.

 

O Restaurante Virgílio dos Leitões é uma casa com mais de 80 anos, que tem vindo a passar de geração em geração, e é um dos restaurantes de referência na arte de assar e servir o famoso e característico Leitão da Bairrada. "Ser e servir cada vez melhor" é o lema desta casa, que mantém viva a tradição da Rota do Leitão.

 

Especialidades da casa

A ementa do Virgílio dos Leitões é rica em pratos da gastronomia portuguesa e bairradina. Destaque para:

  • Leitão assado à Bairrada — a especialidade da casa
  • Rissóis de leitão
  • Pratos de enchidos com queijo
  • Grill de Lulinhas com Gambas
  • Virgilius Terra com Mar (2 pessoas)
  • Bife na Frigideira
  • Bife à Virgílio
  • Medalhões de Vitela
  • Chanfana à Bairrada com batata cozida e legumes

Consulte a ementa completa em www.virgiliodosleitoes.pt/ementa.

Pratos em destaque

Leitão assado à Bairrada

O prato que dá nome à casa e que a tornou referência na região. Leitão tenro, assado em forno de lenha, servido com batata e salada.

 

 

Virgilius Terra com Mar

Prato de fusão que combina sabores de terra e mar, servido para 2 pessoas.

 

Chanfana à Bairrada

Chanfana tradicional à Bairrada, com batata cozida e legumes.

 

 

Bacus Virgilius

Uma das referências da casa, presente na nossa adega e nas sugestões do restaurante.

 

Salas e eventos

O restaurante dispõe de salas para eventos diversos, ideal para grupos, celebrações e ocasiões especiais. O espaço é amplo e acolhedor, preparado para receber famílias e grupos de amigos.

 

Consulte a disponibilidade e as salas em www.virgiliodosleitoes.pt/salas.

Serviços

  • Leitão assado
  • Sandes de leitão
  • Cabidela de leitão
  • Gastronomia típica
  • Take-Away
  • Snack-Bar
  • Eventos diversos
  • Reservas
  • Dormidas

Nossa adega

O restaurante dispõe de uma adega com vinhos da região, incluindo referências como Bacus Virgilius, Aliança, S. Domingos e Murganheira, entre outros.

Horário

Quarta a Segunda: servimos refeições das 9:00 às 22:30. Encerramos às Terças-Feiras.

 

Consulte a disponibilidade e as salas em www.virgiliodosleitoes.pt/salas.

Serviços

  • Leitão assado
  • Sandes de leitão
  • Cabidela de leitão
  • Gastronomia típica
  • Take-Away
  • Snack-Bar
  • Eventos diversos
  • Reservas
  • Dormidas

Nossa adega

O restaurante dispõe de uma adega com vinhos da região, incluindo referências como Bacus Virgilius, Aliança, S. Domingos e Murganheira, entre outros.

Horário

Quarta a Segunda: servimos refeições das 9:00 às 22:30. Encerramos às Terças-Feiras.

 

Leitão da Bairrada | Cozinha Tradicional Portuguesa | Bacalhau
Águeda | Albergaria-a-Velha | Anadia | Arouca | Aveiro | Castelo de Paiva | Espinho | Estarreja | Ílhavo | Mealhada | Murtosa | Oliveira de Azeméis | Oliveira do Bairro | Ovar | Santa Maria da Feira | São João da Madeira | Sever do Vouga | Vagos | Vale de Cambra